Relacionamento sem reciprocidade, o que fazer?
24de Julho de 2022 às 20h - Redigido por Rodrigo Vinícius Gardinal
24de Julho de 2022 às 20h - Redigido por Rodrigo Vinícius Gardinal
A reciprocidade é um importante pilar para todo e qualquer relacionamento, mas e quando não há reciprocidade, o que fazer?
Essa é a questão central que vou estar respondendo hoje, explicando como lidar e o que fazer caso sua relação não tenha reciprocidade.
A reciprocidade é quando você faz algo para a pessoa e ela também está disposta a fazer o mesmo por você. Vamos imaginar o seguinte cenário, um amigo seu fica doente, você se dispõe a estar indo no hospital visitá-lo. Caso ele seja uma pessoa recíproca, quando o mesmo acontecer contigo, ele também virá te visitar.
Em relacionamentos românticos, ser recíproco é fundamental para uma relação e caso não haja o relacionamento pode se tornar tóxico ou insatisfatório. Outra questão relacionada a isso, é que muitas vezes a reciprocidade não ocorre conforme a pessoa imagina.
Como falamos anteriormente, muitas vezes até existe a reciprocidade, mas ela pode ocorrer de uma forma diferente da qual a pessoa gostaria. Por exemplo, você dá um presente e a pessoa separa um dia para estar contigo, mas não te dá presente. Você pode pensar que não há reciprocidade, mas na verdade há, porque o presente da pessoa é a presença dela ali. A questão é que nem todos entendem assim.
Existem casos que mesmo havendo reciprocidade, a forma como ela se dá pode gerar insatisfação no outro. O que fazer nesses casos? Uma solução é estar buscando o diálogo. A conversa é a principal ferramenta para o bom andamento de um relacionamento, é conversando que as coisas podem ser resolvidas e modificadas.
Portanto, esteja disposto a conversar e expor seu ponto de vista de uma forma clara e tranquila. Por meio do diálogo muitas questões podem ser resolvidas. Da mesma forma, se você sente que não há reciprocidade é importante estar buscando resolver esse problema por meio do diálogo com a outra parte.
Quando tentamos conversar e nada muda é preciso aceitar que talvez as coisas não serão diferentes e os problemas não serão resolvidos. Nesses casos cabe a você também repensar se é válido permanecer na relação e conviver com esses problemas sem perspectiva de mudança.
O mais indicado é que se esses problemas te incomodam e nada muda, você esteja buscando sair dessa relação. Para não continuar sempre sofrendo pelas mesmas coisas. Caso esteja difícil para você deixar essa relação, você não se sinta capaz, considere também estar buscando a ajuda de um profissional para lidar com essas questões e encontrar meios de superação.